Existe um livro que é leitura obrigatória para quem quer ingressar na área de contratação pública de agência de propaganda: “A publicidade na administração pública”, do Oscar Kita.

Bob Vieira da Costa, sócio diretor da Nova/SB (que financiou a publicação do livro), resume: “O lançamento do livro (…) tem o desejo de auxiliar os gestores de todas as instâncias a diminuir essas falhas e tornar esse período de aprimoramento [de adaptação à Lei 12.232/10] o mais breve possível.”

Eu pesquiso bastante sobre o assunto, quase diariamente, e posso afirmar que ainda não encontrei material compilado que trate o assunto de maneira tão interdisciplinar como faz o livro. Trata-se de obra completa que busca analisar 95 processos licitatórios conduzidos logo após o surgimento da Lei e faz isso com embasamento técnico publicitário e com cuidado jurídico. Além disso, o livro conta a história das leis de licitação e da construção da 12.232/10, o que facilita o entendimento da mesma.

Para quem tem preguiça de ler, eu aviso: é extenso e, acredito, por tratar de questões jurídicas, pode ser cansativo. Mas vale muito a pena.

Oscar Kita se especializou em publicidade na administração pública, trabalha na Nova/SB há 15 anos coordenando licitações e gerenciando contratos públicos e escreveu o livro com colaboração do Dr. André Macedo de Oliveira.

Recomendo o livro para publicitários, advogados e servidores públicos.

Apesar de ser um assunto bastante específico, é possível encontrar a obra nas maiores livrarias e e-commerces do Brasil: Submarino, Saraiva e Cultura.

Atenção: os preços são bastante diferentes de uma livraria para outra. Pesquise antes de comprar! Na data desta publicação, em 25/08/14, no site do Submarino estava mais barato. 😉