No início dos meus trabalhos como publicitária eu já atendi contas privadas. E, prestando serviço como consultora, também estive mergulhada em agências que só atendem empresas do setor privado.

Apesar da experiência ser pequena com contas privadas, eu sou bastante observadora e entendi que atender contas públicas e atender contas privadas são duas coisas completamente diferentes. “Ah, mas a gente faz propaganda nos dois casos”. Ok, a gente faz. Mas se você colocar um atendimento que não entenda de remuneração de agência no setor público para gerenciar uma conta de uma prefeitura, por exemplo, na melhor das hipóteses você vai perder dinheiro.

As equipes que atendem contas públicas e as equipes que atendem contas privadas são e precisam ser diferentes.

A equipe que atende conta pública tem experiência com política. E não a política de fazer lobby, mas a política do dia a dia, a política que influência nosso comportamento enquanto cidadãos: como o Governo Federal se apresenta e como isso pode influenciar aquela prefeitura que é minha cliente? Como este Governo de Estado, que eu atendo, deve se comportar nessa situação considerando que ele tem tais, tais e tais apoios políticos? Trata-se do entendimento do cenário político.

E é essa equipe que você vai querer para desenvolver o planejamento da sua campanha para uma licitação, porque o raciocínio é outro e o briefing conta com variáveis diferenciadas que só são pensadas porque quem as entende. Normalmente, são profissionais mais experientes e que carregam uma boa bagagem.

O problema é que essa equipe você não encontra em qualquer lugar. E a contratação de profissionais com esse perfil, claro, vai encarecer a participação na licitação.

Supomos que você é de uma agência que atende conta pública e que, portanto, tem esses profissionais disponíveis. Neste caso, o custo extra da sua licitação será baixo.

No entanto, se você só atende contas privadas e quer começar a ganhar contas públicas você vai precisar investir em profissionais capacitados.

Quanto você vai precisar investir? Infelizmente, não existe um número mágico. As variáveis que compõem esse preço são muitas.

Um profissional de planejamento experiente é fundamental. Um redator e um coordenador, também. Se seu diretor de arte for mediado, também. E se seu profissional de mídia não souber fazer planejamento, é imprescindível contratar outro. Agora, você pode contratar um consultor, que faria o papel de coordenador, e ele descobrir que você possui um redator excelente com viés político. Cada caso é um caso.

Muita agência me procura dizendo que só tem verba disponível para me contratar. Eu topo o desafio, faço um estudo dos profissionais existentes e desenvolvo duas licitações com aquela equipe. Então, dou um feedback, dizendo se podemos ou não continuar daquela maneira. O comum é que temos que contratar pelo menos mais um profissional de fora para dar andamento nas próximas licitações. E, mesmo assim, investir em treinamento para os profissionais que estão lá. E treinamento, neste caso, quer dizer participar de licitações.