A maioria dos donos de agência que optam por não concorrer em licitações apresenta como argumento o fato de que “só se ganha com politicagem”.

Esta frase me entristece bastante.

Primeiro, porque é parcialmente real – os acordos existem, sim.
Segundo, porque é parcialmente irreal – eu mesma já ganhei licitações sem qualquer tipo de acordo.

Mas o mais importante é a minha contra argumentação: o Brasil está mudando. E falo isso com a certeza de quem vê que a administração pública não quer mais contratar a agência preferida (por qualidade técnica ou porque ganhou propina) a qualquer custo. As pessoas estão com medo. Ainda bem!

No entanto, quando eu faço essa afirmação me sinto desacreditada: esses mesmos donos de agência me consideram ingênua ou aproveitadora. Ou os dois. E os donos das agências que fazem acordos me acham, no mínimo, equivocada – não enxergam que esse tempo está passando…

Mas a minha percepção do país (de quem trabalha dentro e dos dois lados de uma contratação pública) me faz ter certeza de que o Brasil está mudando e me fez ser persistente em acreditar nisso e dizer isso para quem quiser ouvir.

Poderia enumerar uma série de acontecimentos, como as passeatas de 2013, para sustentarem essa minha visão, mas eu prefiro deixa-los com o cenário atual: a descoberta de bilhões de reais sendo desviados da Petrobras durante mais de uma década (ao que se sabe) e os envolvidos sendo presos. Talvez, não punidos, mas já o caminho não tem volta: está desmantelada a ideia de que “no Brasil ninguém vai preso”. E não sou apenas eu que estou dizendo.

Somos poucos os que pensamos assim , mas sabemos que estamos no caminho certo.