Meu nome é Helena Barbosa, tenho 33 anos, sou natural de São Paulo, mas já morei em Campinas, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

Sou graduada em Relações Públicas pela PUC Campinas e pós graduada em Empreendedorismo e Desenvolvimento de Novos Negócios pela FGV Rio.

Comecei a trabalhar em agências de publicidade em 2001. Minha primeira e mais longa experiência foi em uma agência que atendia contas públicas e, por identificação e oportunidade, acabei me tornando uma especialista na questão. De lá pra cá fiz cursos e participei de diversas licitações.

Em 2009/2010 acompanhei a criação da nova lei de licitações para contratação de agência de publicidade, a 12.232/10. Em 2011/2012 comecei a prestar algumas consultorias na área, tanto para agências que gostariam de participar de licitações públicas, como para órgãos públicos que gostariam de contratar agências de publicidade. E é o que eu faço desde então.

No Brasil, existem poucos profissionais que prestam esse tipo de consultoria – assessorando uma agência ou um órgão público no processo de licitação para contratação de serviços de comunicação. Trata-se de um trabalho detalhista que mescla noções de direito específicos para as duas leis que regem esse tipo de contratação com conhecimento técnico da área de publicidade. Um advogado, responsável pelo cumprimento da legalidade do processo, normalmente, não está acostumado com os termos técnicos utilizados na publicidade. Um publicitário, por sua vez, normalmente, não possui conhecimento assíduo das obrigações legais determinadas na 8.666/93 e na 12.232/10. Profissionais que prestam esse tipo de consultoria, no entanto, conseguem agrupar esses conhecimentos específicos.

Há alguns anos, tenho percebido uma migração: agências de publicidade que só atendiam a área privada passaram a buscar clientes na área pública. No entanto, desperdiçam investimento e tempo, porque não possuem know how.

Assim, o objetivo deste blog é dividir um pouco da experiência que acumulei durante catorze anos.